novidades

Em breve no seu carro: retrovisor digital

Pensando em facilitar a vida dos motoristas, o retrovisor digital promete uma visão mais ampla e limpa de tudo que acontece lá atrás.

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automobilístico: equipamentos como câmera de ré e airbags são exemplos claros da evolução das montadoras nos últimos anos. Existem ainda diversas tecnologias que estão sendo testadas e outras que já estão em funcionamento que em breve você poderá ter no seu veículo.

Em 2016, foi lançado o retrovisor digital no Cadillac, um dos carros mais famosos do mundo. Essa tecnologia foi desenvolvida para deixar a visão do motorista mais limpa, sem ser obstruída por objetos no banco de trás do carro e nem por possíveis passageiros.

Criado pela General Motors, o retrovisor digital funciona como uma espécie de espelho que, em conjunto com uma câmera na traseira do veículo, proporciona essa visão mais ampla e sem obstruções durante o trânsito. Atualmente o retrovisor digital está disponível apenas no Cadillac CT6 e no Bolt, carro elétrico da Chevrolet. É fato que nem todos podem comprar um destes automóveis, devidos aos custos elevados e pelo Cadillac não ser comercializado no país.

Porém, vale ressaltar que, sempre que uma função nova é implementada em algum carro, é apenas questão de tempo até que ganhe espaço em outras montadoras. Os próprios airbags citados anteriormente são um bom exemplo disso, assim como os freios ABS, que desde 2014 precisam obrigatoriamente estar presentes em todos veículos fabricados no Brasil.

Legal né? Para quem está acostumado a viajar com a família sabe o quanto essas bagagens atrapalham a visão, e por isso essa tecnologia seria muito interessante e proporcionará mais segurança para quem está no volante.

 

newsletter