novidades

Saiba como funciona a CNH digital

Com previsão de chegada para todos os estados brasileiros em fevereiro de 2018, a CNH digital apresenta um avanço no mundo tecnológico.

Lançada como teste no mês de outubro para os motoristas de Goiás, a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) é uma iniciativa do Governo Federal. A estimativa é de que a tecnologia esteja disponível para todos os motoristas do Brasil até fevereiro de 2018.

Para usar esse recurso, o motorista deverá baixar um app gratuito desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, que já está disponível para download nos principais sistemas operacionais. Na prática, a CNH-e dispensa a presença da carteira de motorista física da posse do motorista, porém, não será obrigatória.

A partir da leitura via câmera de celular, gerenciada pelo aplicativo, será possível acessar um banco de dados eletrônicos com todas as informações da CNH física, incluindo a fotografia e os números dos documentos. O aplicativo possui acesso padronizado e aberto a qualquer cidadão, mas, de acordo com a Serpro, também haverá versões restritas a agentes de trânsitos, com informações sobre a situação da própria CNH e do veículo.

A CNH digital mostra uma iniciativa interessante do governo, pois a tecnologia é algo muito presente em nossas vidas atualmente e se adaptar a esses novos formatos é extremamente necessário.

newsletter

//